Como hoje é um dia especial: Sexta-feira Santa, gostaria de comentar a data onde sempre na TV seja aberta ou paga, passam-se filmes a respeito da vida de Jesus e seu sofrimento.
A análise freudiana vai buscar nas culturas primitivas a explicação para as religiões primitivas e também para as religiões monoteístas, como por exemplo, o Monoteísmo judaico e o Cristianismo. Ele utiliza o Mito da morte do Pai Primitivo para compreender a gênese da religião cristã. Ao longo da História, o Cristianismo teria deslocado a religião do Pai para o Filho. A morte sacrificial de Cristo seria uma reparação em virtude do mal praticado diante do Deus-Pai. Nesta religião, o assassinato é cometido sobre a figura do filho e não do pai. Por isso, o Cristianismo deixa de ser a religião do Pai para ser a religião do Filho.
Os mitos, as histórias que circulam, são um intento de dar forma transmissível, de dar a conhecer, dados da estrutura: algo não vai bem na vida amorosa dos seres humanos. Racionalizar o ponto de impossibilidade da encruzilhada homens-mulheres é uma maneira de enfrentar com nossos meios, a ausência de fórmula para a relação sexual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simbologia da Avó

Dia dos Namorados

Amor e Sexo "Gay"