A vida é uma arte de muito empenho e pouco proveito
Outro dia lendo um artigo sobre psicanálise em um jornal, me chamou a atenção quando dizia o quanto amamos os sábios, pois temos em nosso imaginário que eles sabem lidar com as adversidades da vida. Mesmo porque, estamos sempre buscando soluções para nossos problemas ou quem sabe alguém que resolva-os para nós.
Toda essa busca por uma resposta, por alguém ao nosso lado, vem da impossibilidade de encontrarmos uma verdade única, absoluta sobre qualquer coisa que seja, ou por nós mesmos. Mas a verdade é múltipla e, cada um se serve dela como lhe convém. Por isso as pessoas têm diferenças. Somos diferentes, divergimos dos outros, causamos conflitos em nossas relações; e a comunicação é muito importante e perigosa, pois da mesma forma que pode esclarecer muita coisa, também pode gerar muitos equívocos, erros em interpretações.
Lembro agora da relação mãe e filho que enquanto na barriga é única, completa e, logo ao nascer presentifica a separação e desta separação vem a falta, o resto que fica desse momento que um dia foi Um. A perda do corpo da mãe gera um sofrimento tanto para o filho quanto para a mãe. Esse resto que fica mais tarde impulsiona nossa vida, nosso falar, andar, crescer, enfim, nosso desejar aquilo que não temos.
Toda vez que nos falta algo, lembramos sempre dos nossos pais, pois foram eles que por muito tempo – em certos casos, sempre – supriram nossos restos, mas acabamos descobrindo também que eles, nossos pais, também têm faltas, restos como nós e, não adianta culpá-los de nossos erros, pois eles também têm os deles. É impossível não cometê-los.
Diante da falta de resposta, vem o vazio que nos angustia e faz com que fantasiemos novas formas de superar o vazio, esse resto. São essas fantasias que direcionam nossas atitudes e pensamentos. Por isso a vida é uma arte de muito empenho e pouco proveito. Pois damos voltas, repetimos, sempre em torno daquilo que foi perdido e que afinal não é nada. Então, é bom sempre voltar à realidade e construir nosso caminho, ativamente, através dos fatos, reais.
Comentários
Postar um comentário