13 Reasons why - Os 13 Porquês
A série original produzida pelo Netflix, "13 Reasons why", baseada no livro de Jay Asher, publicado no Brasil como "Os 13 porquês", traz à tona um relato autêntico da adolescência e suas conturbadas vivências, principalmente no ambiente escolar.
A história de Hannah vem provocando muitas repercussões nas escolas, nas rodas de amigos, em família e até na mídia. Esta série aborda de modo explícito a realidade de jovens de uma pequena cidade norte-americana, no ambiente escolar, onde a temática central é o suicídio.
O cuidado nessa hora é uma questão importante, pois quase sempre é negligenciada e pouco falada. Geralmente nos incomoda tanto falar sobre suicídio, que acabamos evitando o assunto. Mas a série vai na contramão dessa ordem, traz o assunto a um nível acessível a todos. Mas não é só essa a temática. A desesperança e a impossibilidade de criar e manter vínculos saudáveis também é abordada de forma produtiva, como também o ambiente escolar perverso onde o bullying e a agressividade são constantes.
Hannah vai passando por muitas desilusões e constrangimentos, dia após dia, mas também superando comportamentos desrespeitosos e humilhantes de seus colegas, sempre na tentativa de não perder a esperança de encontrar algum dia, alguém que pudesse confiar, conversar abertamente sobre suas angústias e que não a traísse.
A impossibilidade de criar vínculos de confiança, amizade, amor e de reconhecimento, levam Hannah a um caminho no qual perde a esperança de viver. O auge de sua angústia é quando desesperadamente pede por vínculos e não consegue, já não confia mais em ninguém, nem em si mesma. A sua morte faz com que muitos ao seu redor mergulhem em culpa, mesmo não havendo culpados. O importante é, a partir dos relatos de Hannah, possamos investir em novas oportunidades para modificar as relações patológicas apontadas, e assim, buscar o essencial para o ser humano: relacionamentos emocionais, afetivos e sexuais em que o vínculo, o cuidado, a atenção, o amor, a paixão e a existência de sentimentos verdadeiros de cumplicidade e acolhimento devam ser estimulados e fortalecidos constantemente.
Sabemos que a psicanálise pratica o cuidado ao longo do tratamento, onde o tempo é um dos maiores instrumentos para a cura, possibilitando que o vínculo que é a base das relações humanas, seja ferramenta entre analista e cliente, preenchendo os vazios e possibilitando a reconstrução de vivências saudáveis dos desejos, sonhos, amores e, uma vida onde a pulsão de viver seja energia para a persistência na vida. Tanto psicanálise, como a psicologia e a psiquiatria podem ajudar a compreender os sentimentos, as angústias, os desejos e sonhos que muitas vezes são pouco compreendidos pelas pessoas no dia a dia.
A série "13 Reasons Why" alerta para a importância de não silenciarmos para temas como bullying, relações agressivas, machismo, homofobia, especialmente na escola onde as agressões desenfreadas acabam sendo naturalizadas e passando muitas vezes despercebidas.
Precisamos discutir cada dia mais sobre drogas, estupro, machismo, homofobia, relacionamentos abusivos, sexualidade e gênero, seja na escola ou em outros ambientes ou situações. Os profissionais da saúde mental poderão auxiliar na educação sexual e saúde mental, já que o silêncio não afasta o problema, mas o torna mais forte.
Hannah ao deixar as fitas contando as razões de seu suicídio, encontrou um modo de se sentir em grupo e ser reconhecida, mas não teve a oportunidade de concretizar seu desejo por outros meios, que seria perfeitamente possível se tivesse ajuda e assim, poderia percorrer outros caminhos a fim de mudar sua história e potencializar seu desejo de viver. Esse percurso não tem que ser solitário e, quando alguém fala alguma coisa, precisamos parar para ouvir e se possível ajudar aquele que pede algo, mesmo que inconscientemente. Às vezes numa fala, encontra-se um pedido de socorro que precisamos saber decifrar.
Comentários
Postar um comentário