Balanço de Fim de Ano


Apesar de o ano de 2011 já ter chegado, vale lembrar que todo final de ano é momento de balanço, de lembrarmos do que fizemos, as comemorações, os amigos, ganhos e perdas, alegrias e tristezas. E assim fico me perguntando: Com quem estarei neste fim de ano? O que vou dizer aos amigos, parentes e a mim mesmo? E o que significa o Natal em nossos corações e o que quer dizer o término de um ano?
As cidades estão enfeitadas e brilham com o espírito de mais um ano se findando e embora seja uma simples convenção, simbolicamente é momento de renovação, de passagem para uma vida nova em mais um ano novo.
Assim repetimos rituais. É um período em que as emoções são manifestadas de diferentes formas. É época de pilha nova nos ideais.
Tem pessoas que passam o ano acomodadas, sem pensar em nada e quando chega ao final do ano, lembram dos mais necessitados, faz doações para diminuir a culpa. É incrível a capacidade do ser humano de olhar só o que quer, acreditar no que quer e negar o que não lhe interessa.
O Natal perdeu seu sentido maior e, no lugar, somos todos condicionados ao consumo, numa inversão de valores da sociedade. E às vezes, trocamos presentes sem o menor sentido do por que o fazemos.
Também é momento de laços mais fortes, de encontros, reuniões em família, mais tolerância e paz no mundo com maior igualdade de oportunidades. Quem dera se tivéssemos mais isso durante todo o ano...
Embora a família seja uma instituição imperfeita, ela sustenta nossa entrada na cultura e sem ela não pertenceríamos à uma comunidade. Ela é que mantém e representa as tradições sociais, transmite valores morais e éticos, ideais de uma cultura e, mesmo com algumas exceções é com ela que contamos nas horas mais difíceis. Mesmo com alguns encontros constrangedores com parentes e amigos, alguns sentimentos e pensamentos são aflorados e, mal entendidos e equívocos são acompanhados desses encontros.
Aproveitamos a oportunidade para acertar os ponteiros, fortalecer os laços, pois apesar de a vida ser como uma rede de pescadores, com fios e nós entre os buracos, são esses os laços possíveis e necessários para manter-nos próximos uns dos outros. Nesse tecido tão furado podemos encontrar nós fortes capazes de sustentar nossas relações com o próximo, construir possibilidades de driblar nossas dificuldades, encontrar proteção contra aqueles que nos querem mal, acumular os desejos para o futuro, produzir o novo, com coragem para continuar apesar dos medos e, principalmente, trazer para perto de nós pessoas solidárias, que saibam respeitar nossos sentimentos com delicadeza. A todos os leitores desejo boas festas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Namorados

Simbologia da Avó

50 tons mais escuros